• Representantes
  • Encontre um representante mais próximo de você

Notícias

Lajes protendidas vencem grandes vãos e reduzem o peso da estrutura

Lajes protendidas, também conhecidas como lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão. Comparadas às lajes convencionais, são mais esbeltas e suportam vãos maiores entre os apoios. Isso porque a técnica de protensão, que alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa com macacos hidráulicos, garante esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão ao concreto. “As lajes protendidas são amplamente utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc. Todavia, nada impede seu emprego em qualquer tipo de obra”, indica Ercio Thomaz, pesquisador do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).


VANTAGENS E DESVANTAGENS
Por conseguir vencer vãos maiores do que o concreto armado convencional com uma menor espessura, a laje protendida também reduz o peso próprio da estrutura. Além disso, a solução apresenta maior durabilidade. “Como é feita de um concreto que fica permanentemente comprimido, praticamente não tem fissuras”, explica Mario Cesar de Araujo Abreu, consultor da Odebrecht Engenharia e Construção.

No entanto, a execução da laje protendida exige maior cuidado, com mais monitoramento nas diversas fases da obra. Também são necessários equipamentos especiais e mão de obra qualificada, o que pode tornar a solução mais cara do que as lajes convencionais.

MÉTODOS DE EXECUÇÃO
A concretagem da laje protendida é semelhante à de estruturas convencionais. O que muda são os preparativos para a execução da protensão, que podem ser feitos por meio de dois métodos. No primeiro, os aços são posicionados na bancada e recebem a tração nos cabos antes do lançamento do concreto. Ao serem envolvidos pelo concreto, são retirados das bancadas para proporcionar tração ao concreto por fricção ao longo de todo o cabo.

Já o segundo método consiste em concretar a peça com bainhas internas, que servem de dutos para a passagem do aço. “Depois que o concreto ganhar certa resistência (definida em projeto), realiza-se a protensão com auxílio de ancoragens e macacos hidráulicos”, conta Thomaz. Os valores de resistência à compressão do concreto utilizado na laje protendida, geralmente, superam 30 e 35 MPa. No entanto, o cálculo varia de acordo com o vão e o carregamento a que a estrutura estará submetida.

NORMAS 
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui quatro normas que regulamentam a atividade na construção civil com lajes protendidas. A NBR 6118 traz procedimentos para projeto de estruturas de concreto e a NBR 14931 traz procedimentos para execução de estruturas de concreto.
A NBR 14859 traz requisitos para laje pré-fabricada e a NBR 14861, requisitos e procedimentos para lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/lajes-protendidas-vencem-grandes-vaos-e-reduzem-o-peso-da-estrutura_16200_10_0