• Representantes
  • Encontre um representante mais próximo de você

Notícias

Revisão da NBR 16.280, sobre reforma em edificações, completa dois anos em vigor

A normativa traz a Emenda 1, elaborada pela Comissão de Estudo de Reformas em Edificações da ABNT, que determina, entre outras coisas, a preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação durante a reforma.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou em agosto de 2015 o texto revisado da NBR 16280 - Reforma em Edificações - Sistema de Gestão de Reformas - Requisitos, que estabelece requisitos para a elaboração de plano de reforma, considerando alterações em áreas privativas das edificações.

A normativa traz a Emenda 1, elaborada pela Comissão de Estudo de Reformas em Edificações da ABNT, que determina, entre outras coisas, a preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação durante a reforma; a apresentação de todas as modificações que alterem ou comprometam a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora, construtora e do projetista.

O texto também define a obrigatoriedade da descrição, de forma objetiva, dos processos de reforma, atendendo aos regulamentos exigíveis para a execução das obras; e a previsão de recursos necessários para o planejamento da reforma, tais como materiais, técnicos, financeiros e humanos.

"Muitos condomínios vêm exigindo apenas que um engenheiro ou arquiteto 'assine' a responsabilidade pela obra. Assinatura não garante que a obra não afetará o edifício ou os demais moradores, além de que sabemos muito bem que ainda existem muitos profissionais 'calígrafos' que sequer conhecem a localização do imóvel que assumiram responsabilidade. Trata-se de um risco que deve ser eliminado, sendo o Laudo prévio, explicativo e claro, uma ferramenta para garantir o entendimento da reforma pelo condomínio que poderá inclusive fiscalizar eventuais fugas do escopo inicial", disseram Roger Teixeira e Juliane da Costa Santos, autores do livro Laudo de Reforma - A NBR 16.280 na prática, da Editora PINI.

No dia 1º de setembro, Luciano Gomide Giglio, perito em edificações, consultor, palestrante e professor de pós-graduação de Engenharia Diagnóstica pelo INBEC/UNIP, fará o webinar Laudo de Reforma - Entendendo a Nova Norma ABNT 16.280. O seminário on-line abordará requisitos gerais da normativa, responsabilidades e diretrizes de conduta e práticas de mercado.

Giglo é arquiteto com graduação na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e cursos complementares nas áreas de Engenharia Civil e Direito, além de mestrando na área de Desempenho em Habitações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). 

PiniWeb

Fonte: http://sindusconmt.org.br/noticia/reviso-da-nbr-16280-sobre-reforma-em-edificaes-completa-dois-anos-em-vigor/10628